quarta-feira, 16 de maio de 2012


                                         Perdas

 Fazem parte de nossas vidas...

Grandes, pequenas, definitivas, provisorias, elas são as nossas perdas da vida.

Todo coração deveria possuir uma balança com dois pratos,um das perdas e outro dos ganhos.

Necessário se faz elaborar estas perdas e ganhos para compreender rapidamente , quando ganhamos perdendo , e quando perdemos  ganhando.

Contraditório?!

Nem tanto...

Com sabedoria procurar entender de forma racional que muitas lutas nossas por coisas que consideramos de tanto valor são vazias e infrutíferas.

O quanto podemos aprender com as perdas...

Aprender a caminhar e aceitar aquelas coisas que não podemos mudar.

Quando aproveitadas nos transformam em pessoas muito melhores, mais sensíveis.

Isto tudo faz parte das decisões que moram dentro de cada coração.

Decidir ter qualidade de vida íntima é uma escolha muito pessoal...

Uma luta travada comigo mesma regada com muitas lagrimas choradas no silêncio do coração.

Ninguém pode adquirir esta compreensão por mim, é uma conquista muito particular.

Os caminhos da vida são tortuosos , cheios de perdas, mas belos.

Desafios a todo minuto, situações que nos ferem ou que nos dão prazer e consequentemente escolhas infinitas.

Em cada escolha um ganho e uma perda.

As perdas tem me desafiado e ensinado muito apesar de machucarem minha alma.

A reflexão e a meditação me ajudam a compreende-las  e encontrar novos caminhos.

Algumas destas destas perdas são tão profundamente dolorosas que nelas só consigo fazer curativos  nos ferimentos.

Mesmo assim aprendo, aprendo e aprendo a voar bem alto dentro de mim...

Aqui dentro estão todas as possibilidades, todo o poder de seguir em frente.

Aqui dentro estão todas as respostas que busco...

Basta adquirir habilidade para encontra-las e deste modo traçar trajetórias sempre rumando ao infinito.

 Infinito cheio de conquistas , cheio de emoções...

Emoções que se tornam tão elevadas que por momentos sentimos os pés acima do chão maravilhoso da Terra e assim posso voar bem alto. 

Para pisar neste chão esplendido é necessário compreender que não devemos abrir mão do racional bem dosado.

Por que tenho que ser só racional ou só emocional ?

É possível conviver coração e razão de forma amistosa e profunda. 

O racional das pessoas fere muito nossa sensibilidade já adquirida, mesmo assim devo procurar viver sem medo de ousar ser feliz e fazer os outros felizes.

Ousar  amar...

Ousar  amar tanto a mim mesma e ao ser humano meu irmão, que sonha , sofre e espera como eu mesma.

Essa ousadia nos faz fortes e poderosos , quando aprendemos a compreender  todas as vezes que o outro não me entende e me julga de forma leviana e imatura.

Ousar  tentar entrar dentro do outro e conseguir ter um encontro num processo profundo de empatia.

Sentir o meu coração bater dentro do outro e o do outro bater  dentro do meu...

Ser capaz de sentir as lagrimas choradas em outros olhos se  misturarem com as minhas numa forma mágica  e notável de entendimento e amor.

Amor que compreende admira e não julga.

O que é perder ?

O que é ganhar?

As respostas estão dentro de nós ...

Vamos aprender a busca-las com coragem , admitindo que somos humanos , que erramos  e acertamos nesta busca de aprendizado.

Não importa o quanto as perdas  nos assustem  e machuquem o essencial é jamais abrir mão do respeito que devemos ter por nós mesmos e por aqueles que fazem parte de nossas vidas.

Enxergar que cada pessoa é unica no seu jeito de ser, e quanto a nós o que importa é o que fazemos de nós mesmos, nossas atitudes dizem quem somos...

                                                                                        Maria da Graça
                                                                                         20/04/2012




                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar." (Dalai Lama)