sábado, 2 de junho de 2012



   Sentir Só

Diariamente, enfrento esta solidão povoada de pessoas à minha volta.

Esta solidão que não se acaba pela companhia de alguém.

É a solidão de ver o tempo passar.

Ela mora nos recônditos mais secretos da minha alma.

Às vezes, é difícil admitir até para mim, sua existência.

A dificuldade que enfrento de me tornar mãe de minha mãe; à medida que esta inversão de papéis vai acontecendo, sinto minha alma ferida e amedrontada.

O quanto machuca aceitar as coisas que não podemos mudar mesmo tendo certeza da verdade.

Esta solidão que sinto, quando sei a forma correta de fazer algumas coisas e ter que respeitar aqueles que amo a encontrarem seus próprios caminhos.

Sinto-me só por já ter encontrado alguns caminhos e ter que aceitar que, na maioria das vezes, este aprendizado só serve para mim.

Quanta solidão quando quero dividir coisas lindas e mágicas, que o PAI Celestial me manda e tenho que procurar, cuidadosamente, pessoas especiais que compreendam...

Aqui dentro estão os meus caminhos, é preciso encontrá-los.

Mas, é necessário muita coragem e sabedoria para achá-los.

O silencio é uma conquista preciosa, aprender a gritar sem palavras só pelo exemplo do que tenho coragem de viver.

Como me sinto muitas vezes só, por ter a firmeza de permanecer nos caminhos encontrados, principalmente, quando não sou compreendida.

Machuca o coração...

O tempo passa, tudo está sempre mudando e a vida caminha.

Eu também caminho e mudo...

É necessário compreender estes convites da vida para crescer e seguir em frente.

Jamais estacionar nesta jornada, principalmente, aqui dentro de mim.

Começa aqui dentro todo o processo de crescimento e compreensão dos desfechos da vida.

Sinto medos!

Claro que sinto, fico aterrorizada...

Então, olho para dentro de mim, aqui encontro respostas, aqui encontro toda a força que preciso para passar por estes desafios que fazem parte das vidas dos humanos.

Então, respiro fundo, levanto a cabeça me coloco de pé e sigo todos os dias; mais um dia vivido, onde procuro fazer e agir, oferecendo tudo do melhor que posso.

O segredo!

Amar-me e amar a vida e as pessoas.

Ter paz mesmo frente às dificuldades.

O controle de minhas emoções me abre um leque de possibilidades onde acho sempre as respostas que procuro.

Basta prestar atenção nos meus medos, nas minhas conquistas, nas alegrias e tristezas.

Isto é viver...

                             Maria da Graça
                              25/05/2012

Um comentário:

  1. Aprendi com você, Maria, a diferença entre o que significa solidão e sentir-se só. Obrigada pelo esclarecimento... de fato, esse sentimento de estar sempre nandando contra a maré, de sentir-me só, mesmo estando rodeada de pessoas queridas, por vezes, causou-me perturbação interna. Hoje, percebo mesmo que será preciso, oportuno e saudável aprender a lidar com essa situação de maneira mais equilibrada... acho que, aqui, cabe a palavra ADAPTABILIDADE. Obrigada mais uma vez!!

    Maria,depois de ler o seu texto... escrevi:

    Poema meuzinho

    Conheces a multidão?
    Passa sempre por mim
    um estranhamento qualquer,
    nos revezes da emoção,
    ausência perdida,
    entregando-se à fé.
    Hoje, moro.
    Amanhã, resido.
    Um dia, fuja talvez.
    Mas sempre sou
    de vento a vento
    o que qualquer catavento
    rodopiando estaria:
    gotícula miúda;
    semente soterrada;
    uma esperança de broto
    que insistiu pra nascer
    na terra de meu pai,
    no sonho de minha mãe.
    Uma vez concebida
    hoje não mais menina
    quem sabe quando mulher...
    penso, já na multidão,
    antes de tudo conhecer,
    presenciar o original:
    reconhecer papel em branco
    e, com lápis desapontado,desenhar
    um preenchimento
    uma existência
    uma identidade desconhecida,
    uma vontade
    rumo à lágrima caída
    sustentar...
    no caminho de frente,
    a criança dormida...
    na rua estreita,
    uma estranha crescida,
    no escombros de vida,
    escapando à euforia,
    quando, na noite vazia,
    precisa ouvir o coração!
    Silêncio, por favor...

    (Ana Paula da Silva Santos)

    Obrigada, Maria!!

    ResponderExcluir

"Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar." (Dalai Lama)